segunda-feira, 4 de setembro de 2017

Resenha Meu Pé de Laranja Lima



 Autor: José Mauro de Vasconcelos
Ano: 1968
Editora: Melhoramentos
Páginas:193


 
 Sinopse: A infância deveria ser a fase mais feliz,mas nem sempre é assim.Os pais que descuidam do fundamental,do amor e da companhia,porque estão ocupados  demais com a sobrevivência da família.Zezé usa a imaginação para escapar da realidade até o dia em que descobre que não pode mais fugir disso.


Meu pé de laranja lima é o tipo de livro que nós recomendamos para aquela pessoinha que vive dizendo que não gosta de ler,porque é quase impossível não gostar desse livro,além de ser um livro com uma linguagem fácil.


“Sinto um sol de felicidade dentro do meu coração.”


O livro é narrado em primeira pessoa,então tem aquela ingenuidade infantil,mas o protagonista em si é precoce,Zezé é um garotinho adorável que sonha em ser poeta e usar gravata de laço,infelizmente vive em uma realidade que o deixa triste e o seu único consolo são suas aventuras ao lado do seu melhor amigo o pé de laranja lima.

“Você precisa saber que o coração da gente tem que ser muito grande e caber tudo que a gente gosta.”

Zezé é muito travesso gosta de chamar atenção e com isso muitas vezes ele apanha tem uma vez que ele é realmente espancado,mas dá pra perceber que ele não apanha apenas por ser travesso,ele apanha porque ele é o "bode expiatório" da casa,ou seja todos (menos Glorinha a irmão que cuida dele) descontam suas frustrações nele.

“A gente mata no coração. Vai deixando de querer bem. E um a dia a pessoa morre.”
  
Depois que Zezé conhece o "portuga",sua vida muda um pouco e Zezé enxerga nele o pai que queria ter,mas infelizmente um acontecimento os separa e essa é a parte mais triste do livro confesso que chorei e que senti a dor daquela criança.
 

“Dor não era apanhar de desmaiar. Não era cortar o pé com caco de vidro e levar pontos na farmácia. Dor era aquilo, que doía o coração todinho, que a gente tinha que morrer com ela, sem poder contar para ninguém o segredo.


O livro termina um pouco triste,um pouco nostálgico e provavelmente vai te deixar em uma ressaca literária daquelas,mas eu recomendo assim mesmo é um livro pra ler e reler e que vai continuar passando de geração em geração tenho certeza.


“A verdade é que a mim contaram as coisas muito cedo.” 

Espero que tenham gostado do post  e se interessado pelo livro,diz aí nos comentários o que achou,se já leu o livro ou quer ler,que eu desde já agradeço muito.
Um beijão até a próxima.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Diga o que achou,que eu agradeço desde já pelo comentário e pela visita!

HTML/JavaScript